domingo, 14 de agosto de 2016

ERA NAPOLEÔNICA.
napoleon borntopartNapoleão nasceu na ilha de Córsega em 1769. Frequentou um colégio militar na França e tornou-se um oficial. Em 1793, uniu-se às forças revolucionárias francesas e mostrou grande liderança e talento no planejamento de estratégias militares.
Em 1796, Napoleão assumiu o comando dos exércitos franceses ao enfrentar as forças austríacas na Itália. Suas brilhantes táticas militares renderam importantes vitórias aos franceses, forçando os austríacos a pedirem trégua. Napoleão foi considerado um herói francês, mas sendo um homem extremamente ambicioso, ele não se contentava em ser apenas um grande general. Seu objetivo era governar a França.
A preocupação imediata de Napoleão, contudo, era a guerra da França com a Grã-Bretanha. Numa tentativa de enfraquecer o poder britânico no Mediterrâneo, Napoleão invadiu o Egito em 1798. A campanha foi um fracasso militar, mas fez com que os franceses viessem a se interessar pelo antigo Egito. De fato, foi um dos oficiais de Napoleão que encontrou a Pedra de Roseta – a chave para ler os hieróglifos egípcios.
O Consulado
Em seu retorno à França, Napoleão participou de um complô para substituir o Diretório. Em novembro de 1799, os soldados de Napoleão cercaram a legislatura francesa enquanto ele tentava negociar com seus líderes. Mas os legisladores sentiram que o objetivo de Napoleão era o de tomar o poder para si próprio, e o expulsaram aos gritos de “Abaixo o tirano!”.
Napoleão deixou o prédio enfurecido e convocou suas tropas para banir a legislatura. Baionetas erguidas, seus soldados marcharam em direção ao salão, e os legisladores fugiram. O Consulado, um novo governo liderado por Napoleão, substituiu o Diretório.
As Guerras Napoleônicas
Napoleão não se contentava com o trono da França; ele desejava governar toda a Europa. Utilizando tanto da diplomacia como de sua habilidade militar, ele conseguiu quebrar a aliança entre Rússia, Áustria e Grã-Bretanha, e assinou acordos de paz com estes países.
Mas este período de paz não poderia ser duradouro, sendo que a expansão francesa ameaçava o comércio e o poder marítimo britânico. Em 1803, Grã-Bretanha e França estavam novamente em guerra. Em 1805, Rússia, Áustria e Suécia formaram uma aliança contra Napoleão, e a Prússia uniu-se a elas no ano seguinte. As guerras que se seguiram foram chamadas de Guerras Napoleônicas.
Entre 1805 e 1807, o exército de Napoleão derrotou as forças da Áustria, Prússia e Rússia. A impressionante vitória francesa em Austerlitz, em 1805, tirou a Áustria da guerra. Em apenas dois anos, Prússia e Rússia também foram forçadas a pedir trégua. A França havia então se tornado a principal potência da Europa. Napoleão anexou algumas das terras conquistadas ao país; outras ele ofereceu a seus parentes ou a oficiais leais ao seu governo.
O exército que lutava com mais determinação contra Napoleão era o da Grã-Bretanha. Os britânicos tomaram navios franceses e impediram navios de outros países de chegarem aos portos franceses. Em 1805, uma tripulação francesa partiu do Mar Mediterrâneo para invadir a Inglaterra. Em Trafalgar, um ponto de terra na costa sudoeste da Espanha, os franceses enfrentaram uma tripulação britânica, liderada por Lorde Nelson. Os britânicos afundaram metade dos navios de Napoleão sem perder um único navio de sua frota.
(https://www.youtube.com/watch?v=clS3Ekih7nE )- Assista o vídeo que mostra como foi a batalha de Trafalgar.
Já que Napoleão não conseguia derrotar a Inglaterra por meio de batalhas, tropas etc. Ele teve uma ideia de derrota-la economicamente: O BLOQUEIO CONTINENTAL.
Em 1806, Napoleão declarou o Bloqueio Continental contra a Inglaterra, com o objetivo de enfraquecer economicamente o reino britânico ao impedir a exportação de mercadorias industrializadas aos demais países europeus e também o envio de matérias-primas dos países do continente à ilha. Essa medida teve sucesso inicialmente, mas abriu caminho para a derrocada napoleônica. A Inglaterra conseguiu novos mercados para seus produtos, principalmente na América. Mas a França não tinha condições de suprir a oferta britânica.

A dinastia dos Bourbons foi restaurada com a subida ao trono de Luís XVIII. Porém, em março de 1815, Napoleão desembarcou novamente na França com mais de mil soldados. Foi recebido com festa por parte de membros do exército e da população. Luís XVIII fugiu para a Bélgica, e Bonaparte retomou o trono por Cem Dias. Entretanto, a tentativa de ataque a uma nova coligação de aliados saiu fracassada. Na Batalha de Waterloo, Napoleão foi derrotado pelo duque de Wellington. Com sua derrota, Napoleão foi exilado na ilha de Santa Helena, na costa africana, onde morreu em 1821.




Nenhum comentário:

Postar um comentário